home Bloco COR 866 views #

Programa auxilia jovens na formação como cidadão

O Programa Escola da Vida (PEV), do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, completa em 2019 vinte e seis anos no auxílio à formação de milhares de jovens no Estado. Fundado em 1990, o PEV atende anualmente mais de três mil participantes, entre 12 e 15 anos, que preferencialmente frequentem a instituição pública de ensino, em 25 polos. 

Com duração de dois anos, os jovens têm aulas duas vezes na semana, durante um turno inteiro, onde recebem informações, treinamentos e educação nas mais diversas atividades, como: noções básicas de primeiros socorros, educação física, ética e cidadania, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e coletiva, música, cuidados com a saúde bucal, educação ambiental, ordem unida, noções de prevenção a incêndios, nós e amarrações, educação no trânsito, palestras diversas, entre outros.

Segundo o tenente-coronel Rocha, coordenador do Escola da Vida, a intenção é aumentar cada vez mais programa. “Já é algo consolidado no Pará. Em 2018, atendemos 3.200 alunos, o objetivo para esse ano é aumentar para 4mil e, para o futuro, queremos levar o PEV para todas as unidades onde se tem quartel do Corpo de Bombeiros no estado. Mas é importante frisar que, apesar de ser um ambiente militar, não preparamos os jovens para serem militares, e sim bons cidadãos”, disse.

Para Kauan Maycon dos Santos, o programa mudou sua vida. “Entrei no PEV em 2012, com 13 anos. Hoje, com 20 anos, dou aula de música para os jovens do projeto. Além de nos resgatar daquela situação ociosa da rua, nos sentimos acolhidos, faz com que tenhamos vontade de aprender e passar esse conhecimento. Eu pude aprender muitas coisas e tive oportunidades que pensei que nunca teria na vida, como conhecer o Príncipe e a Princesa do Japão, participar de desfiles e estar ao lado de militares e governadores. Aqui eu me sinto em família”, disse.

Muitos jovens participam do projeto com o sonho de um dia virarem bombeiros, como é o caso da jovem Karoline Filgueiras, de 14 anos, que vai para o seu segundo ano no PEV. “Eu entrei aqui com esse sonho de ser bombeira. Gosto de várias atividades, mas a minha preferida é a ordem unida, justamente por isso. Mas o programa me ajuda de várias formas, até na escola, já que a gente tem aulas curriculares de matemática, português e geografia”, explicou.

Informações – Segundo edital publicado no site do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, no dia 28 de fevereiro será a divulgação dos resultados das vagas nos polos e agendamentos dos selecionados. Já de 05 a 11 de março, será a entrega de documentação e efetivação da matrícula; e nos dias 13, 14 e 15, a semana de apresentação dos alunos e abertura do início das atividades.

Confira as cidades com polos do Programa Escola da Vida: Belém, Ananindeua, Castanhal, Abaetetuba, Marituba, Santa Isabel, Santarém, Marabá, Salinas, Capanema, Cametá, Curralinho, Tucuruí, Tailândia, São Miguel do Guamá, Paragominas, Moju, Breves e Vigia. Além dos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro.

Inscrições– As inscrições para o programa estão abertas até esta quarta (27), pelo endereço eletrônico https://pev.bombeiros.pa.gov.br/inscricao/default.

Por Raphael Graim

 

 

866 viewsPublicado por: Emanuel Mathias Mathias | em: 26/02/2019
COMENTE:
Arrow
Arrow
Slider
Arrow
Arrow
Slider